top of page

A manutenção do veículo. Quem paga a conta?

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
Destaque

Nosso carro roda muito e a manutenção é o momento mais triste para o motorista. Saiba como lidar com isso

Nossos lucros já são mínimos quando se desconta a taxa da Uber e o combustível. E para acabar de vez com esse lucro, vem a manutenção do carro. Esses consertos acabam sendo cada vez mais frequentes, já que estamos sempre no trânsito, o que acaba com os freios, rodamos milhares de km por mês, e os pneus vão embora, sem esquecer o desgaste do motor, trocas de óleo e etc. Estima-se que 15% dos lucros devem ser destinados a manutenção.

Com tantos descontos, o ideal seria trocar de carro quando ele começa a querer dar problema, mas nem sempre isso é possível. Você começa a pensar nos dias que vai ficar sem carro e o prejuízo que pode ter na troca. Mas mesmo assim vale a pena se livrar do carro antes que a bomba exploda. Ficar com um carro com a quilometragem alta desvaloriza demais o veículo e a tendência é que ele comece a dar cada vez mais manutenção. Se puder trocar de carro todos os anos faça isso.

Mas para aqueles que se apegam demais ao carro ou não podem trocar agora, a ideia é procurar um mecânico de confiança e negociar com ele. Quando ele entender que vai estar sempre trocando as pastilhas de freio, revisando o motor e trocando óleo do seu carro, a tendência é que ele faça um precinho camarada. Nenhum mecânico quer perder clientes, então aproveite o seu dia de folga, como o dia de rodízio, por exemplo, e faça cotações antes de deixar o carro na primeira oficina que encontrar. Os preços podem variar muito de uma pra outra. 

Outra sugestão é pedir indicações. Os mecânicos costumam cobrar menos dos conhecidos. Vá com um amigo que já é cliente dele e terá um bom descanso.

 

E a última dica é você mesmo comprar as peças e pedir para ele trocar. Geralmente os mecânicos querem lucrar também na compra, e se você mesmo pesquisar o melhor preço poderá se dar bem.

De qualquer forma, esse mal necessário acaba levando nosso suado dinheirinho, mas espero que essas dicas lhe ajude a perder menos.

bottom of page