Você está sendo um bom passageiro Uber?
- Vou de UBER Sim!
- 19 de abr. de 2017
- 4 min de leitura
Você está acostumado a avaliar o motorista ao final da viagem, mas saiba que quando você sai do carro, o motorista também te avalia. Veja 5 dicas para você receber 5 estrelas e continuar usando o serviço da Uber.
Muitos passageiros não sabem, mas os motoristas também avaliam os usuários ao final das viagens. Você deveria se preocupar com isso? Não, se você for um bom passageiro.
Veja agora 5 dicas para ser um passageiro 5 estrelas:
1. Fique atento ao endereço de início e destino
Quando você abre o aplicativo, a primeira pergunta é: PARA ONDE? Tente escrever o endereço de destino correto, com número sempre que possível. Se for algum comércio, digite o nome do estabelecimento, clínica ou loja e o app já vai colocar o endereço para você. Com essa informação correta, o motorista vai conseguir te deixar no local indicado sem atrasos. Imagine você colocar como destino apenas AV. PAULISTA, o motorista não vai conseguir adivinhar onde você pretende ir nessa avenida que é enorme.
Depois que você digita o destino, o app já busca a sua localização como LOCAL DE PARTIDA. Confirme se o endereço que está anotado ali é o local onde você vai estar. Às vezes, o seu localizador não está bem calibrado e você precisará editar esse endereço. Basta clicar nesse campo e corrigir qualquer diferença de rua ou número. Principalmente se você está em um prédio, o localizador pode se confundir e anotar a rua errada. Se isso acontecer, o motorista pode ficar te esperando e não vai te encontrar. Os bons motoristas, ligam para confirmar o endereço e as coisas se ajeitam, outros cancelam e você vai ter que solicitar mais um motorista e se não corrigir o problema, talvez tenha mais cancelamentos.
Esteja atento a esses detalhes e ajude seu motorista. Se suas informações estiverem corretas, nenhuma estrela será afetada.
2. Não deixe o motorista esperando
A Uber sugere que o motorista aguarde 5 minutos pelo passageiro assim que chega ao local de partida. Se o passageiro não aparecer após esse tempo, ele pode cancelar a viagem. Mas para o motorista, esses 5 minutos parecem uma eternidade, então mesmo que você esteja no seu direito, demorar (3 ou 4 minutos) para estar no portão pode lhe custar uma estrela.
Coloque-se no lugar do motorista que só começa a ganhar quando inicia a viagem. Se a cada viagem, ele precisar esperar 5 minutos para começar, o trabalho pode ficar inviável. Se o elevador está demorando ou aconteceu algum contratempo, ligue avisando o ocorrido. Isso evitará que o motorista cancele sua viagem, e você seja cobrado por isso.
Se for cobrado por um cancelamento, saiba o que fazer para ter um reembolso.
3. Seja educado e respeitoso
Iniciando a viagem, talvez as coisas não estejam do jeito que você gostaria. O som pode não ser do seu agrado ou o ar não está adequado. Os bons motoristas logo vão lhe perguntar essas coisas para você se sentir bem, mas se ele não fizer isso, não há problemas em pedir para mudar a estação de rádio ou regular a temperatura. Mas faça isso de forma respeitosa. Ser mal-educado não é legal e pode deixar o motorista irritado.
Lembre-se que outros problemas na viagem, como trânsito ou chuva não são culpa do motorista, por isso, não vai adiantar você ficar bravo com ele. As palavrinhas mágicas: POR FAVOR E OBRIGADO ainda são as melhores a ser usadas nessa relação entre passageiro e motorista.
4. Cuidado com os cancelamentos
Por que cancelar um pedido pode afetar sua avaliação? É que quando você cancela uma viagem, você tem grandes chances de quando solicitar novamente, receber O MESMO motorista. Isso acontece porque a Uber sempre vai mandar o motorista que estiver mais próximo e se você solicitou e cancelou, a tendência é que aquele motorista esteja ainda mais próximo de você no segundo chamado. O motorista vai saber que você cancelou a primeira vez e isso pode criar um clima tenso entre vocês.
Sem contar que ao cancelar desnecessariamente, você corre o risco de ser cobrado por isso, e o motorista nada pode fazer para evitar essa cobrança.
5. Cuide do carro como se fosse seu
Alguns passageiros entram no carro e esquecem que outros passageiros vão entrar depois dele. Jogar papel de bala no chão do carro é imperdoável, sem falar que é uma grande falta de educação. Comer e fazer sujeira também complica a vida dos motoristas. Tente conservar o carro limpo, cuidando dele como se fosse seu.
Bater a porta do carro ou deixar o vidro aberto ao sair é outra coisa que irrita os motoristas. Tome cuidado com isso e não terá problemas.
Enfim, tudo que você puder fazer para facilitar a vida do motorista será bem vindo. Os bons passageiros tem média de 4,8 a 5. Se quiser saber sua nota pergunte ao motorista na sua próxima viagem.
Deixe seu comentário:
Passageiro: Está seguindo esses passos? Já teve problemas com os motoristas?
Motoristas: Mais alguma coisa que te irrita? O que você sugere aos usuários?
Comments